Passo a Passo da instalação do Drywall

Colocando a drywall

Embora seja fácil descobrir a quantidade certa de drywall que precisa ser comprada (basta medir a metragem quadrada das paredes e do teto), é necessário algum planejamento para que seja usado o mínimo de juntas possível. O tamanho padrão das chapas é de 1,2m X 2,4m. Normalmente, elas são instaladas com a parte mais comprida na vertical, mas se você puder eliminar uma junção colocando-as na horizontal, faça-o. Todas as chapas de drywalls têm 1,2m de largura, mas algumas lojas oferecem chapas de 3 e até mesmo de 3,5m de largura. A espessura mais comum das drywalls é de 1,25 cm (para paredes) e 1,5 cm (para tetos), mas pode haver variações.



Use braçadeiras-T para instalar
uma drywall num teto novo

Nos consulte para saber a quantidade de pregos, rolos de fita e massa de rejuntamento que você precisará. Como regra geral, cada 100m² de drywall precisam de aproximadamente 3,5 kg de pregos revestidos, um balde de 19 litros de massa de rejuntamento já misturada e um rolo de 150 m de fita.

Cada borda externa precisa de uma cantoneira metálica. As fitas são usadas nas bordas internas. Observação:  fabricantes de drywalls agora usam parafusos em vez de pregos. Compre parafusos na mesma quantidade de pregos que você compraria e consulte o vendedor quanto ao comprimento necessário, pois ele varia com a espessura da drywall. Eles são colocados com uma furadeira, de preferência uma que venha no equipamento da drywall, para que ela “pare” ou escorregue quando o parafuso estiver completamente ajustado. Isto evita o “empenamento” da cabeça dos parafusos. Peça que o vendedor lhe mostre tal furadeira se você ainda não tiver uma.

Colocando a drywall

Para instalar a drywall no teto e nas paredes de um cômodo construído, você provavelmente precisará de um ajudante, principalmente para instalar o teto. Eis como cortar e instalar as chapas:

1ª Etapa: construa um par de braçadeiras-T de 2 X 4 numa distância aproximadamente 2,5 cm maior do que a distância do chão até o teto. Pregue as 2 X 4 numa distância de, aproximadamente, 0,9 m de uma extremidade de cada 2 X 4 para formar os Ts. Braçadeiras-T ajustáveis também podem ser alugadas.


Após ter colocado cada prego, dê mais um pequeno golpe
na superfície para criar uma concavidade, mas sem quebrar a parte de papel da drywall.

2ª Etapa: corte as chapas de drywall no tamanho certo. Use uma faca bem afiada e uma régua de pedreiro para cortá-las. Depois de cortar a parte de papel, coloque o quadro sobre uma prancha 2 X 4 ou algum outro tipo de suporte, e pressione a seção marcada para baixo. O gesso quebrará na linha que você cortou. Em seguida, vire a chapa, corte o papel do outro lado e aplaine as beiradas com uma lixa bem áspera.

3ª Etapa: instale as chapas de drywall no teto. Se for possível, tente abranger a largura total com uma única chapa para diminuir o número de juntas. Posicione e calce as braçadeiras-T contra a chapa de drywall, para que ela fique no lugar certo até você terminar de pregá-la.

4ª Etapa: coloque os pregos em intervalos de 15 cm em todas as juntas cobertas pela chapa. Comece a partir do centro da chapa de drywall. Dê mais uma martelada em cada prego para fundar a superfície levemente, sem quebrar o papel.


Não é  preciso colocar pregos nas cantoneiras externas
porque a superfície será coberta com a massa de rejuntamento da drywall

5ª Etapa: quando o teto estiver pronto, corte e instale as chapas de parede. Meça cuidadosamente quaisquer incisões na drywall, incluindo tomadas elétricas, interruptores ou lustres. Para fazer as incisões, desenhe moldes nelas e use uma serra fina de ponta.

6ª Etapa: coloque os pregos junto de tachas em intervalos de 15 cm, mas comece a pregar a uma distância de 10 cm do teto. Coloque as lâminas contra as chapas do teto e depois todos os pregos. Pregue as cantoneiras de metal externas para cobrir todas as bordas externas.

A próxima etapa da instalação da drywall, chamada de acabamento, é cobrir os pregos e juntas.

1ª Etapa: use uma desempenadeira larga para espalhar a massa de rejuntamento nas pequenas depressões criadas pelas bordas das chapas de drywall nas quais se colocou fita. Aplaine a massa até que ela esteja igual ao restante da superfície da chapa.

Dar acabamento numa junta significa aplicar massa de rejuntamento e depois um pedaço
da fita de drywall, seguido por 2  finas camadas da massa de rejuntamento

2ª Etapa: centralize a fita da drywall sobre a junta e pressione-a na massa. Um pouco de massa irá vazar, então coloque uma boa camada embaixo da fita. Quando a fita estiver incrustada na massa em toda a junta, aplaine o local com a desempenadeira. Ao mesmo tempo, preencha todos os buracos dos pregos com a massa.

3ª Etapa: quando a massa estiver totalmente seca (normalmente depois de 24 horas), aplique uma segunda fina camada de massa, que se estenda alguns centímetros a mais que a primeira camada. Depois da segunda camada ter secado completamente, aplique uma terceira camada, usando desta vez uma desempenadeira de 25 cm de largura, espalhando a massa por, aproximadamente, 15 cm para cada lado. Quando a terceira camada secar, alise todas as bordas com um bloco de lixamento coberto por uma lixa de aspereza média.

Para colocar a fita nas bordas internas, incluindo os pontos onde o teto e as paredes se encontram, corte a fita no comprimento certo e a dobre ao meio. Depois de passar a camada de massa, pressione a fita dobrada na massa e alise o composto para fora, pelo menos, 3,75cm para cada lado. As bordas precisam de 3 camadas e a última delas precisa ser espalhada por, aproximadamente, 20cm de cada lado. Também é preciso lixar.

Para fazer o acabamento das bordas externas, instale uma cantoneira de metal (da sua loja de materiais de construção) e aplique 3 camadas de massa. A última camada precisa ser espalhada em cada parede por, aproximadamente, 20 cm. Lixe da mesma forma que você fez com as outras juntas da drywall.

Deixe-as secando durante até 5 dias, seguindo as recomendações do fabricante da massa de rejuntamento. Aplique uma camada de primer para tinta ou papel de parede na superfície da drywall. Quando o primer estiver seco, lixe suavemente a superfície da drywall com uma lixa de aspereza leve. Não se esqueça de lixar entre cada camada adicional de pintura com uma lixa de aspereza leve. Drywall novas precisam receber no mínimo 3 camadas: uma camada de vedação, uma de primer e uma de acabamento.


About these ads

Sobre lojadorevestimento

A Loja do Revestimento é especializada na venda e instalação de Forros de PVC, Duroside (revestimento de parede), Drywall, Gesso Acartonado e Luminárias. Trabalhamos em parceria com conceituadas fábricas do Brasil: Tuparlon, Duro Plásticos e Bella luce. Nossa empresa esta sempre atualizada no mercado de revestimentos, buscando inovações e aperfeiçoamento de nossos serviços.
Esse post foi publicado em Construção seca e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s